GINÁSTICA LABORAL
A ginástica no local de trabalho fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicas como instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo, a ginástica laboral vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a cada um deles.
A ginástica laboral consiste basicamente em aulas/exercícios de aquecimento musculoesquelético, alongamento, resistência muscular localizada e fortalecimento, que muitas vezes vem de encontro com reeducação postural e refinamento da coordenação motora.
Cada aula tem duração entre 10 a 15 minutos e é realizada no próprio local de trabalho, por cada um dos setores das empresas.
A idéia de um projeto de ginástica laboral deve ser totalmente ligada à aceitação e participação dos colaboradores da empresa. O projeto de ginástica laboral deve ser sempre dinâmico, interessante e nunca deve cair em uma rotina, apresentando inovações e ações, para manter todo o corpo de colaboradores motivado.
Estudos indicam que a produtividade aumenta entre 5% e 10%, os acidentes e faltas no trabalho reduzem entre 15% e 20%.
A Ginástica Laboral:
As principais doenças relacionadas ao trabalho são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Estes problemas são provocados pela má postura e pela realização de movimentos repetitivos. Para garantir a saúde dos funcionários, a ginástica laboral proporciona o preparo necessário para a rotina de trabalho.
Fazer uma pausa durante a jornada de trabalho permite que a mente e o corpo descansem e retornem com mais força e concentração do que antes. Isso diminui os riscos de ansiedade e depressão.
Para quem está parado na rotina de casa e trabalho, qualquer atividade física já apresenta resultados. Dessa forma, a ginástica laboral pode melhorar o condicionamento físico e reduzir medidas, aumentando a autoestima da equipe.
Somando as oito horas de trabalho ao tempo que é gasto no trânsito, o funcionário fica com poucas horas disponíveis para se exercitar. É preciso praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana para sair da zona do sedentarismo, um problema que pode provocar obesidade, problemas cardíacos e depressão.
Muitas pessoas pensam que tirar um tempo da jornada de trabalho para cuidar da saúde é uma forma de atrasar os prazos da empresa. Porém, os resultados provam o contrário: funcionários saudáveis e felizes produzem mais e melhor.
A ginástica laboral aumenta a força e a disposição de toda a equipe. Dessa forma, os funcionários rendem mais durante as horas de trabalho e ainda vão para casa com disposição para se dedicar à vida pessoal.
O funcionário se sente valorizado pela empresa e deixa de ser visto como apenas mais um nome que compõe o quadro de recursos humanos.
Durante a ginástica laboral, os funcionários podem se conhecer melhor e criar laços que vão beneficiar o trabalho em equipe.
As empresas que adotam a ginástica laboral em suas rotinas logo percebem uma queda nas faltas e afastamentos provocados por problemas de saúde.
O Governo incentiva empresas que contam com ginástica laboral em sua rotina e permite a dedução de impostos.
Entrre em contato e agende uma visita de nossos profissionais!